Artigo da Folha Ilustrada, by meu jornalista preferido, Lúcio Ribeiro:
Dá para encarar a brincadeira como bobagem. Mas esta coluna prefere enxergar o Redd Blood Cells (já explico) como o mais novo capítulo da revolução do MP3, que sacoleja e ainda vai sacolejar muito o mundo da música jovem. Primeiro guarde duas informações introdutórias:
1) Uma das principais bandas do revigorado novo rock americano é a White Stripes, de Detroit, que, dentre outras razões, chama bastante a atenção por causa de sua insólita formação com um guitarrista (Jack White), uma baterista (Meg White) e só.
2) O Redd Kross é um grupo veterano da Califórnia, executor de um divertido rock bubblegum, que construiu um certo nome no começo dos 90. Mas alguma força pop maligna deve ter impedido a banda dos irmãos Steven e Jeff McDonald de estourar.
Pois bem, o caso é que o baixista Steven McDonald acaba de usar a internet para um ato sensacional e abusado.
Desde a semana passada, o roqueiro mudou seu nome para Steven White, se autoproclamou um integrante do White Stripes, gravou os baixos para as músicas sem baixo da banda e colocou as canções do "novo White Stripes" no site do Redd Kross (.com), para quem quiser ouvir.
O White Stripes não sabe do ato audacioso de Steven McDonald, ou White, como queira. Ou pelo menos não sabia até o cara do Redd Kross se escalar no grupo. Steven deixou um depoimento em seu site aos internautas em geral e ao White Stripes em particular. Diz que de modo nenhum quis sugerir que falta "alguma coisa" no som da dupla de Detroit.
"Além de isso que eu fiz ser uma das coisas mais legais do mundo, eu estou tocando baixo NO WHITE STRIPES. Eu sou STEVEN WHITE. Pelo menos até eles me chutarem da banda."
No www.reddkross.com tem disponível para audição tinha disponível na semana passada o hit "Hotel Yorba", o "sucesso" do White Stripes, violado pelo baixo de Steven McDonald. O resultado é muito bom. O blues cru e gritado da música mais palatável do White Stripes, com o baixo adicionado, ficou ainda mais pop, por incrível que pareça.
Outra que podia ser ouvida, contaminada por baixo, é a balada áspera "Dirty Leaves and the Dirty Ground". Mas essas duas músicas já eram. Foram tiradas do site, para entrar outras duas, devidamente adulteradas.
Steve vai botar duas novas canções a cada semana, tirando as "antigas" de circulação. Até o álbum do White Stripes acabar.
As duas canções com o baixo da vez são a fantástica "Fell in Love with a Girl" e "I'm Finding It Harder to Be a Gentleman". Ficaram o fino.
Você entendeu o que Steven McDonald acaba de fazer? Ele se colocou em um (outro) grupo de rock. É um caso de "bootleg humano". Tipo "hybrid member", em vez de hybrid tunes.
Com uma aparelhagem básica, você pode fazer parte do Jon Spencer Blues Explosion, por exemplo. Pode pôr uma guitarra heavy metal na Kelly Key, se você se autoproclamar um membro da banda dela. Dá para se travestir de guitarrista do Radiohead e devolver o instrumento ao som da banda. De repente, entrar de bicão na banda do Arnaldo Antunes para fazer um backing vocal maluco para o cara, fica a sugestão. (
Lúcio Ribeiro - Folha Online)